Seja bem-vindo(a), Faça login

Aromaterapia

O que é a Aromaterapia e para que serve?

É uma terapia complementar que utiliza os óleos essenciais com o objetivo de tratar todos os aspectos do indivíduo de forma holística. É usada para melhorar a saúde física, estimular mudanças comportamentais e trazer bem-estar mental. A aromaterapia não é o uso de qualquer aroma agradável e sim uma terapia que trabalha especificamente com o uso de óleos essenciais, que são extratos aromáticos concentrados e naturais, extraídos de plantas medicinais. Para obter os efeitos desejados é necessário que o óleo seja 100% puro, natural e de origem botânica conhecida. As essências sintéticas utilizadas em perfumes e aromatizadores de ambiente não proporcionam os mesmos benefícios curativos dos óleos essenciais puros e naturais.

Atualmente é considerada uma prática terapêutica integrativa e complementar que promove saúde e equilíbrio e tem usos abrangentes em diversas áreas de atuação.

Aromaterapia é uma terapia que utiliza óleos essenciais para estimular a saúde e o bem-estar de forma natural

Qual a função da aromaterapia?

Proporcionar  uma forma de tratar e buscar a saúde e bem-estar de forma natural, através do uso dos óleos essenciais. Podem ser tratados sintomas físicos com dores musculares, enxaqueca, alergias e irritações na pele, bem como sintomas mentais e emocionais como ansiedade, agitação mental e insônia. Muitos remédios tradicionais possuem óleos essenciais como parte dos princípios-ativos.

Existem vários métodos de aplicação, como pulverização e difusão dos óleos essenciais, inalação, aplicação de compressas, banhos aromáticos e massagens com cremes e óleos. Cada aplicação tem suas indicações, mas de forma geral o objetivo é sempre promover equilíbrio e bem-estar de forma natural e holística.

Bem-estar holístico: corpo, mente e energia

Como é o tratamento com Aromaterapia?

Os óleos essenciais tem 3 principais vias de entrada do organismo:

  1. através da ingestão (deve ser acompanhado por um aromaterapeuta)

  2. através da inalação (a prática mais comum)

  3. passando na pele (devem estar diluídos em óleo vegetal ou creme).

Através da inalação os óleos essenciais chegam na nossa corrente sanguínea entregando benefícios terapêuticos em todo o corpo. Eles alcançam também nosso sistema límbico, região responsável pela nossa memória e emoções, estimulando o bem-estar mental e energético. Outra forma bastante usada é aplicar na pele, mas é importante que os óleos essenciais estejam diluídos (é uma forma mais segura e econômica) em um creme neutro ou em óleo vegetal para que não causem reações adversas.

Como funciona a aromaterapia através da inalação dos óleos essenciais

Cada óleo essencial tem seu aroma e propriedades características. De acordo com os efeitos desejados é selecionado o óleo essencial e uma forma de aplicação, bem como a duração do tratamento. Para o tratamento de insônia por exemplo, pode ser usado algumas gotas do óleo essencial de lavanda (no difusor de ambiente ou em forma de spray) no quarto alguns minutos antes de deitar.

Quem pode usar Aromaterapia?

Todas as pessoas podem se beneficiar das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. É importante observar a composição química e características de cada óleo para selecionar o correto para aplicação.

Como os óleos essenciais agem no organismo?

As duas formas mais comuns de aplicação dos óleos esseciais são: tópica (aplicando na pele) e através da inalação. Ao passar no óleo na pele ele chega até nosso sistema circulatório, sendo distribuído pelo corpo e proporcionando seus efeitos físicos. Através da inalação os óleos essenciais alcançam tanto a corrente sanguínea, quanto o sistema límbico, região do nosso cérebro responsável por nossas memórias, emoções e sentimentos. Aqui os óleos essenciais atuam promovendo bem-estar mental e relaxamento.

Diagrama de como os óleos essenciais agem no organismo através da inalação

O que são óleos essenciais e quais os seus benefícios?

Os óleos essenciais são usados desde a antiguidade seja para produção de perfumes e cosméticos ou até em rituais religiosos e espirituais. Eles são considerados a alma ou essência das plantas e podem ser extraídos de diversas partes como sementes, folhas, cascas, flores e raízes. Apesar do termo "óleo", eles não são gordurosos e sim substâncias voláteis que evaporam facilmente. A denominação de óleo vem da característica de serem solúveis em óleo e não em água. Eles são extratos muito concentrados e são necessários vários kilos da planta para extração de um litro de óleo essencial. 

Cada um deles possui aroma e efeitos característicos que são determinados pela planta de origem e podem ser tanto psicológicos ou fisiológicos. Eles podem ser usados individualmente ou combinados para criar blends (também chamados de sinergias) que carregam um aroma com mais profundidade e diversos efeitos terapêuticos. Por exemplo, conheça alguns benefícios dos óleos essenciais de lavanda e laranja-doce.

Benefícios do óleo essencial de Lavanda:

  • traz relaxamento físico e mental
  • combate a insônia e ajuda a dormir melhor
  • tem efeito calmante
  • ajuda na cicatrização e recuperação da pele

Benefícios do óleo essencial de lavanda: analgésico, relaxante e calmante

Benefícios do óleo essencial de Laranja-doce:

  • tem ação antisséptica
  • traz calma e leveza
  • promove alegria e entusiasmo

Benefícios do óleo essencial de lanraja-doce: é antisséptico, traz calma, leveza, alegria e entusiasmo.

Aromaterapia para dormir melhor

Um dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia é o óleo de lavanda. Ele é muito conhecido por suas propriedades relaxantes e calmantes e por ser um excelente aliado no combate à insônia, ajudando a adormecer e melhorar a qualidade do sono. Existem ainda outros óleos essenciais que promovem relaxamento e podem ser combinados para criar um blend de ajude a dormir melhor.

Kit Ritual do Sono

Nosso combina o Oásis Spray do Sono, um aromatizador para lençóis e ambiente com a nossa clássica Manteiga Corporal, que traz óleos essenciais em sua composição, para uma experência relaxante e sensorial que derrete tensões físicas e mentais para criar uma atmosfera de serenidade e introduzir um sono tranquilo e restaurador.

Kit Ritual do Sono com Spray e Manteiga Corporal

Oásis Spray do Sono: Borrife na cama para um aroma fresco e aconchegante com fórmula natural