Seja bem-vindo(a), Faça login

Óleos Essenciais

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são extratos concentrados e naturais extraídos de plantas medicinais. Eles podem ser obtidos a partir das folhas, cascas, raízes, flores ou sementes. Cada óleo essencial possui aroma e propriedades característicos de acordo com a planta de origem. Eles são utilizados como princípios ativos nas práticas de aromaterapia. O óleo essencial é diferente da essência. O primeiro é uma substância 100% natural e com propriedades terapêuticas, enquanto a essência tem a função apenas de perfumar e tem origem sintética.

Os óleos essenciais podem tratar sintomas físicos como enxaquecas, dores musculares e irritações na pele, e também ajudam a lidar com desequilíbrios psicológicos e mentais como insônia, ansiedade e agitação. Por isso a aromaterapia é conhecida como uma terapia holística que proporciona bem-estar por inteiro.

Bem-estar holístico: corpo, mente e energia

Para que servem os óleos essenciais?

Cada óleo essencial possui propriedades específicas de acordo com sua composição química. Seus efeitos podem ser relaxantes ou estimulantes por exemplo. É importante pesquisar sobre os efeitos do óleo essencial que desejar usar.

Como os óleos essenciais agem no organismo?

As duas formas mais comuns de aplicação dos óleos esseciais são: tópica (aplicando na pele) e através da inalação. Ao passar no óleo na pele ele chega até nosso sistema circulatório, sendo distribuído pelo corpo e proporcionando seus efeitos físicos. Através da inalação os óleos essenciais alcançam tanto a corrente sanguínea, quanto o sistema límbico, região do nosso cérebro responsável por nossas memórias, emoções e sentimentos. Aqui os óleos essenciais atuam promovendo bem-estar mental e relaxamento.

Diagrama de como os óleos essenciais agem no organismo através da inalação

Quais são os principais óleos essenciais?

Posso usar óleos essenciais todos os diaS?

Como usar óleos essenciais no rosto?

Como usar óleo essencial roll on?